Estrutura Curricular 2019

Estrutura Curricular e distribuição dos Créditos- PPGE/UEFS

 

A proposta curricular do PPGE tem como um de seus pressupostos a confluência da relação unidade-diversidade, assegurando autonomia intelectual aos pesquisadores e valorizando as singularidades dos diálogos acadêmicos, como condição para a renovação do conhecimento e o estabelecimento da cultura intelectual do diálogo entre os diferentes. Neste marco, o currículo é organizado em torno de quatro categorias de atividades: 


1) Disciplinas obrigatórias e optativas 
2) Pesquisa Orientada 
3) Estágio docência  
4) Qualificação e Defesa de Dissertação.

Esta proposta curricular está delineada no Regimento do Programa, publicado no Diário Oficial de 09/03/2018, o qual institui em seu Artigo 30 o cumprimento de 35 (trinta e cinco) créditos, distribuídos pelas seguintes atividades//créditos/horas:

  • 12 (doze) créditos de disciplinas obrigatórias, observando a linha de pesquisa a que o(a) estudante está vinculado (a);
  • 3 (três) créditos em disciplinas optativas (mínimo), escolhidas dentre aquelas oferecidas pelo próprio Programa ou outro da mesma área ou área afim, devidamente credenciado;
  • 12 (doze) créditos referentes às atividades de Pesquisa Orientada I, II e III (quatro créditos cada uma);
  •  2 (dois) créditos para qualificação do projeto e parte da dissertação, no formato de capítulos;
  •  6 (seis) créditos referentes à apresentação e defesa da dissertação.

Além dos créditos, acima citados, o Artigo 32 e respectivos parágrafos estabelece que:

Artigo 32 - Além da creditação referida no Artigo 30, os(as) discentes  que não têm experiência comprovada em docência no ensino superior, deverão cumprir 03 (três) créditos referentes ao Estágio Docência.

Parágrafo- Os (as) discentes com experiência docente comprovada no ensino superior deverão requerer a dispensa do Estágio Docência ao Colegiado, mediante abertura de processo junto à Divisão de Assuntos Acadêmicos.

 Parágrafo - A experiência docente referida no parágrafo anterior, para ser reconhecida, terá o mínimo de 45 horas e realizada presencialmente.

 Cada unidade de crédito corresponde a 15 (quinze) horas de atividades curriculares.


 DISTRIBUIÇÃO DOS CRÉDITOS A SEREM CUMPRIDOS E COMPONENTES OBRIGATÓRIOS

 DISTRIBUIÇÃO DOS CRÉDITOS A SEREM CUMPRIDOS E COMPONENTES OBRIGATÓRIOS



DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS ESPECÍFICAS POR LINHA

 

1.    1. Estado, Sociedade e Educação (obrigatória para a linha 1, optativa para as linhas 2 e 3) – 60 horas, 4 créditos

Ementa: As relações Estado, sociedade e educação nos diversos contextos sócio-históricos brasileiros. Concepções de Estado e de educação. Questões sociais e suas repercussões nos processos de educação em diferentes territórios e contextos. O público e o privado, relações de poder, direitos sociais e participação.


2. Formação de professor, profissionalidade docente e currículo (obrigatória para a linha 2, optativa para as linhas 1 e 3) - 60 horas, 4 créditos

Ementa: Formação docente, histórico, concepções, legislação e políticas públicas.  Identidade, conhecimentos e desenvolvimento profissional docente. Natureza do trabalho do professor, mediação pedagógica, construção do conhecimento escolar. Currículo, concepções, práticas e fundamentos. Políticas de currículo e sua articulação com a prática docente, na perspectiva de uma reflexão que possibilite entender a complexidade da relação ensinar e aprender. A prática educativa nos cotidianos da educação básica e superior, enfocando as relações entre teoria e prática, ensino e pesquisa.

 


3. Cultura e Educação (obrigatória para a linha 3, optativa para as linhas 1 e 2) – 60 horas, 4 créditos

Ementa: Culturas e produção de símbolos e signos, significados e linguagem. Concepções de cultura, cotidiano e educação. A escola como ambiente etnográfico. Relações de gênero e identidades socioculturais nos espaços escolares e não escolares. Abordagens das categorias gênero, raça/etnia, idade, classe, sexualidade, diversidade/diferença na prática educativa. 

 

 

LISTA DE DISCIPLINAS OPTATIVAS DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UEFS a partir de 2019

 

1. Estado, Sociedade e Educação (obrigatória para a linha 1, optativa para as linhas 2 e 3) – 60 horas, 4 créditos

2. Formação de professor, profissionalidade docente e currículo (obrigatória para a linha 2, optativa para as linhas 1 e 3) - 60 horas, 4 créditos

3.Cultura e Educação (obrigatória para a linha 2, optativa para as  linhas 1 e 2) – 60 horas, 4 créditos

4. Currículo e cultura (45 horas, 3 créditos)

5. Docência universitária (45 horas, 3 créditos)

6. Educação, ambiente e sociedade (45 horas, 3 créditos)

7. Formação de professor e diversidade cultural (45 horas, 3 créditos)

8. História da educação e trajetória da escolarização na Bahia (45 horas, 3 créditos)

9. História da Educação em Desenho (45 horas, 3 créditos)

10. Infância e educação (45 horas, 3 créditos)

11. Juventude e Educação (45 horas, 3 créditos)

12. Movimentos sociais e educação (45 horas, 3 créditos)

13. Políticas Sociais e Educação (45 horas, 3 créditos)

14. Representações Sociais e Educação (45 horas, 3 créditos)

15. Tópicos especiais em educação I (45horas – 3 créditos)

 16. Tópicos especiais em educação II (45horas – 3 créditos)

 

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