Grupos e núcleos de pesquisa

GRUPOS E NÚCLEOS DE PESQUISAS VINCULADOS AO PPGE/UEFS

 

1-   Carta-Imagem

Este grupo de pesquisa, que conta com a participação de pesquisadores qualificados em diferentes áreas do conhecimento, visa enriquecer e consolidar, no âmbito institucional, o debate sobre o papel que a imagem vem assumindo no contexto da contemporaneidade. Em particular, destacamos sua atuação como elemento materializador de memórias, principalmente a partir do recurso à imagem fotográfica, videográfica e/ou fílmica, bem como sua utilização cada vez mais frequente como instrumento de conhecimento e interconhecimento e, como tal, um importante recurso a que podem recorrer os educadores em suas práticas cotidianas. É neste entretecer de memórias, imagens e narrativas que o grupo busca compreender distintos espaços-tempos de produção de saberes e linguagens: o campo, a cidade, a comunidade, a escola, o cinema, a literatura, a pintura, etc.

Pesquisadores(as):

Alessandra Alexandre Freixo  (PPGE) - email: aafreixo@hotmail.com

Marcelo de Oliveira Faria (DEDU) – email: marcelo.faria65@gmail.com

Antônio Almeida da Silva (DEDU)  – email: almeida.uefs@gmail.com

Cléa Cardoso da Rocha (DEDU)  – email: cleabase@yahoo.com.br

Francisco de Assis dos Santos (DEDU)  – email: icosantacruz@yahoo.com.br

Livia Dias de Azevedo  (DEDU) – email: liviadias2@gmail.com

 

Projetos de Pesquisa em Andamento

Observatório de Juventudes Rurais na Região Sisaleira da Bahia – Projeto de Pesquisa (CONSEPE 62/2013) e Extensão (CONSEPE 137/2012)

Por uma cartografia de experiências imagéticas: entreolhares da biologia e da geografia (em construção)

 

 

2-   Centro de Estudos e Documentos em Educação (CEDE)

 

 

O Centro de Estudos e Documentação-CEDE envolve docentes e discentes (graduandos e pós-graduandos), principalmente da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Criado através da Resolução CONSEPE 35/2001, o grupo nasceu vinculado às perspectiva de articulação do ensino com a pesquisa em educação, cujos objetivos são: catalogar e digitalizar dados; disponibilizar, para consultas e investigações em educação, documentos e materiais (textos, periódicos, livros didáticos, históricos escolares, leis, regimentos escolares, decretos, portarias, pareceres, projetos governamentais, moções, e outros); fomentar a pesquisa e a produção de conhecimentos em educação; criar condições para que as práticas de pesquisa e ensino em educação se articulem com o cotidiano da vida universitária da Uefs; realizar intercâmbio com outros centros congêneres no Brasil e exterior. Hoje, além de abrigar as pesquisas desenvolvidas sob a coordenação de seus membros, o Cede disponibiliza a estudantes e pesquisadores, através do procedimento de consulta, coleções de documentos e um acervo bibliográfico.

 

Reuniões quintas-feiras, às 14:00, módulo IV, ao lado do auditório

Site: http://www.cede.uefs.br/

Telefone
:3161-8321
E-mail
uefs.cede@gmail.com

 

Pesquisadores(as):

Antonia Almeida Silva (PPGE) – antoniasilv@gmail.com

Elizabete Pereira Barbosa (DEDU);

Fani Quitéria Nascimento Rehem (DEDU);

Jaqueline Araújo Nunes (DEDU);

Leomárcia Caffé Uzeda (DEDU)

 

Pesquisas em Andamento

 

- Estudos de Revisão em Educação: tipologias e tendências metodológicas (2000-2016)Universal CNPq 2018 – Projeto interinstitucional: UNIFESP, UEFS, UFPE, UFPEL, UFPR, UNICAMP, Universidade Zumbi dos Palmares;

 FACEN/ INAES.

 

- O projeto modernizador e a publicização da educação na Bahia: trajetórias e ações dos sujeitos sociais e das instituições no período 1940-2010

 

- A produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil: características e tendências (2000-2010) Universal CNPq 2014 - Projeto interinstitucional: UNIFESP, UEFS, UFPEL, UFPI, IFBaiano, Universidade Zumbi dos Palmares (Em conclusão na UEFS)

 

 

3-   Equipe de Estudos e Educação Ambiental (EEA/UEFS)

 

O Programa de Pesquisa e Extensão Estudos e Educação Ambiental da UEFS (EEA), Resolução CONSEPE/UEFS nº 048/2009, tem sua trajetória datada do ano de 1992, quando sua sede foi criada por conta do trabalho junto ao Projeto de Coleta Seletiva, em consonância com as políticas ambientais afloradas após a Rio 92. O Programa busca desenvolver um trabalho educacional com enfoques diversos dentro de uma proposta interdisciplinar e interdepartamental no ensino, pesquisa e extensão, com especial atenção a temas como: formação de educadores, tecnologia social, saneamento ambiental rural e urbano, currículo e educação ambiental, relação campo e cidade, gestão de resíduos sólidos, agricultura familiar e monitoramento dos resíduos sólidos dentro do campus universitário. Além da atuação junto a Programas de Pós Graduação e Cursos de Graduação da UEFS, o Programa atua em parceria com a administração da Universidade no processo de gerenciamento dos resíduos sólidos do campus.

 

A Equipe tem reuniões pedagógica administrativas uma vez por mês. Telefone:(75) 3161-8789

Contato do grupo: eea@uefs.br

Website: http://www.uefs.br/

 

 

LINHAS DE PESQUISA:

·         EDUCAÇÃO AMBIENTAL

·         EDUCAÇÃO DO CAMPO

·         RESÍDUOS SÓLIDOS

·         SANEAMENTO AMBIENTAL

 

Pesquisadores (as):

Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante (PPGE) - ludmilaholanda@yahoo.com 

Marco Antonio Leandro Barzano (PPGE) - marco.barzano@gmail.com 

Fabio Dantas de Souza Silva (DEDU)

Gilberto Marcos de Mendonça Santos (DCBIO)

Patrícia dos Santos Nascimento (DTEC)

 

TÉCNICOS:

Geroneusa Cerqueira do Espirito Santo

José Chaves da Silva

 

Projetos de Pesquisa

“Educação Profissional, Trabalho, Presente e Futuro: com a palavra os/as jovens do campo” - Chamada CNPq/MCTI Nº 25/2015, com financiamento do CNPQ (2016-2018) – em parceria com do IF Baiano, Campus Catu.

 

4-   Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEMATE)

 

GEPEMATE foi criado em 26 de Maio de 2008 por iniciativa de professores de Matemática pertencentes à Área de Prática de Ensino do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Esse grupo está inserido no Núcleo de Formação de Professores – NUFOP com sede no mesmo Departamento. A formação do grupo se deu pela necessidade de realizarmos estudos que trouxessem aportes teórico-metodológicos acerca da investigação sobre a Formação de Professores de Matemática e os saberes profissionais.

Sala do Prodocência, Prédio da Pós – Graduação em Educação (atrás do módulo 2)

Pesquisadores(as):

- Flávia Cristina de Macedo Santana (PPGE) - flaviacris.uefs@gmail.com 

- Maria de Lourdes Haywanon S. Araújo (PPGE) - : lore@uefs.br

- Jacqueline Pereira Grilo (DEDU)

 

Projetos de Pesquisa:

- PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O PROGRAMA PROFMAT: Uma análise sobre suas identidades e recontextualizações pedagógicas (UFBA)

- Ensino de Matemática na Educação Básica: usos e (des)usos dos resultados das políticas públicas em avaliação educacional no contexto escolar.

 

5-    Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial (GEPEE)

 

O grupo volta sua produção para o ensino, a pesquisa e a extensão no campo das Necessidades Educativas Especiais. Pautado pela perspectiva de ressignificação da escola para todos, o GEPEE advoga uma proposta inclusiva que vá além das prerrogativas legais e ressalta o respeito à cidadania. Entre os equipamentos específicos encontram-se linha telefônica própria, impressora Braille e acervo bibliográfico em Braille.

 

Linhas de pesquisas

• Educação Especial na perspectiva inclusiva

• Direitos civis da pessoa com deficiência 

• Educação e saúde: implicações nos espaços escolares

• Políticas públicas em atenção à diversidade 

 

Pesquisadores(as):

 

Solange Lucas Ribeiro (PPGE) - solucasr@hotmail.com 

Maria Helena Rocha Besnosik (PPGE) - maria.besnosik@gmail.com 

Antonilma Santos de Almeida Castro (DEDU)

Edinalma Rosa Oliveira Bastos (UNEB)

Lucimere Rodrigues de Souza (DEDU)

Maria José Oliveira Duboc (DEDU)

Zenilda de Jesus Souza (DEDU)

 

 

Projetos de Pesquisa em andamento

 - Necessidades educacionais de alunos com doenças crônicas: implicações na prática docente . PERÍODO: 2018-2020;

 - Violência Escolar: bullying e preconceito. PERÍODO: 2017-2020

 

6-   Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL)

 

O LEPEL tem como enfoque os estudos que exploram as relações entre Educação e Educação Física no processo de formação de professores, a partir de iniciativas que tenham como eixo a abordagem de problemáticas significativas tais como formação humana - formação profissional, políticas públicas, produção do conhecimento bem como da organização do trabalho pedagógico.

 

Pesquisadores(as):

 

- Wellington Silva Araújo (PPGE) - welingtonaraujo@uol.com.br 

- Raquel Cruz (DEDU)

 

 

7-   Núcleo de Estudos em Educação Matemática de Feira de Santana (NEEMFS)

O NEEMFS busca conhecer e aprofundar o estudo de pesquisas recentes e publicações de teses, dissertações, livros e revistas científicas referentes à Educação Matemática; desenvolver pesquisas envolvendo práticas pedagógicas, a organização social da sala de aula, organização dos conteúdos, materiais curriculares, relações interativas, sequências didáticas e avaliação. Além de ter como foco a socialização das atividades desenvolvidas pelos integrantes do núcleo e por profissionais da comunidade, por meio de oficinas, workshops, palestras e relatos de experiência e com a produção de artigos para publicação em periódicos especializados e apresentação de trabalhos em eventos relativos à Educação Matemática. As duas linhas de pesquisa que atualmente o grupo têm investido e se organizado para compartilhamentos futuros têm sido A Matemática no e para o ensino na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, especialmente com pesquisas envolvendo a Early Algebra e as Pesquisas com a Modelagem Matemática e a Educação Inclusiva na Formação de professores e em Práticas Escolares.


Reuniões do grupo

Terça-feira (quinzenalmente)

Horário: 18h às 20h

Local: sala MT 58

 

Site: http://grupodepesquisaneemfsuefs.com.br



Pesquisadores(as):

- Ana Virginia de Almeida Luna (PPGE) - avalmeidaluna@hotmail.com 

- Cristiano Pereira de Santana

- Hercília Maria Barreto Carneiro



Projetos de pesquisa:



-Modelagem Matemática na educação básica: efeitos de um ensino problematizador sobre violência escolar no contexto de sala de aula.

Coordenado por Ana Virginia de Almeida Luna (UEFS/ DEXA)

Com financiamento do Cnpq 


-Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade

Coordenado por Lucimêre Rodrigues (UEFS/ DEDU)


-A Early Algebra no Ensino Fundamental: mapeamento e diagnóstico

Interinstitucional 

Coordenado por Vera Merlini (UESC)



8-   Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU)

 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária – NEPPU, constituiu-se em 2005 e em sua trajetória já realizou cinco projetos de pesquisa, três dos quais com financiamento de agências de fomento. Como resultado desses estudos, os pesquisadores do NEPPU produziram trabalhos que foram apresentados em eventos científicos e publicados em periódicos da área de educação e em capítulos de livros. O NEPPU organizou diversos eventos locais, como o recente seminário: “Pedagogia do Ensino Superior: trajetória histórica de práticas educativas inovadoras”, que objetivou apresentar à comunidade universitária os resultados da pesquisa com o mesmo título, financiada pelo CNPq e, no plano mais amplo, o “I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior”, que resultou em dois livros: “Docência universitária: profissionalização e práticas educativas”, editado pela Editora UEFS e “Docência no ensino superior: desafios da prática educativa,” editado pela EDUFBA.

Na atualidade, as relações acadêmicas estão se ampliando com a recente implantação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Departamento de Educação da UEFS, que envolve duas doutoras do corpo de professores do Programa, as quais orientaram, recentemente, 10 dissertações de Mestrado e estão com 09 mestrandos em vias de qualificação, dos quais a maioria absoluta estuda temáticas voltadas para a docência na educação superior. Existe a possibilidade de ampliação do quadro de doutores no PPGE, visto que 05 professores da equipe já concluíram o doutoramento e 02 estão em vias de conclusão.

O NEPPU também tem participado, desde 2008, de investigações em rede, envolvendo grupos de pesquisas de universidades do Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Isabel da Cunha, coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Ensino e Avaliação, sediado no programa de Pós-Graduação da UNISINOS, o que tem ampliado a experiência investigativa e redundado em publicações conjuntas e participações em eventos científicos com socialização dos resultados em âmbito nacional e internacional.

Toda essa equipe tem firmado compromissos com a formação dos professores universitários, com a melhoria da prática desses docentes, com a formação de novos pesquisadores, com a ampliação do conhecimento no campo do ensino universitário e com a possibilidade de contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior e, consequentemente, da Educação Básica.

Sala 10 – Prédio da Pós-Graduação em Educação em Letras e Educação, piso 2

 

Pesquisadores(as):

- Marinalva Lopes Ribeiro (PPGE) - marinalva_biodanza@hotmail.com 

- Amali de Angelis Mussi (PPGE) - amalimussi@hotmail.com 

- Ana Carla Ramalho de Lima (DEDU)

- Ana Maria Fontes dos Santos (DEDU)

- Iron Pedreira Aves (DEDU)

- Lucile Ruth Menezes de Almeida (DEDU)

- Maria Cleonice Barbosa Braga (DEDU)

Projetos de Pesquisa em andamento:

Inovação da prática pedagógica de professores do ensino universitário pela pesquisa-ação colaborativa – CNPq (prorrogado até julho de 2019)

Projeto aprovado pelo Edital universal – CNPq 2018

 

 

9-   Núcleo de Leitura Multimeios (Interdepartamental Educação e Letras e Artes)

O Núcleo de Leitura Multimeios ao longo da sua trajetória vem desenvolvendo ações de estudos, pesquisas e extensão tanto no espaço da UEFS como em parceria com escolas da Educação Básica nas redes municipais e estaduais e espaços não-formais. Tem como objetivo primordial aprofundar os estudos e as pesquisas sobre a História da Leitura; Formação do Leitor; Modalidades do ler  e as diversas Práticas Culturais de Leitura. Ao longo de sua trajetória o Núcleo de Leitura já desenvolveu projetos de pesquisa com financiamento FAPESB com foco na Educação Básica e na Leitura como Tecnologia Social e ações extensionistas envolvendo professores, alunos e comunidade.

Integra o Núcleo de Leitura professores, pós-graduandos e graduandos tanto da Educação como das Letras e Artes, interessados em discutir e aprimorar suas análises teórico-práticas sobre as trajetórias leitoras e as concepções e modos de ler, bem como em investir em sua formação profissional. Os pesquisadores e extensionistas vêm buscando trilhar suas ações e estudos com foco: formação do leitor; bibliotecas escolares; histórias de leitura e formação; itinerários formativos.

 

Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas (PPGE) -  fabiolasovb@gmail.com

Maria Helena Rocha Besnosik  (PPGE) – maria.besnosik@gmail.com 

Rita de Cássia Breda Mascarenhas (PPGE) - rbredadalima@yahoo.com.br

Carla Luzia Carneiro Borges (Coordenação)/ DLA

Antonilma Castro (DEDU)

Renailda Cazumbá (DEDU)

Heloisa Barreto Borges (DEDU)

Edna Marques (DLA)

Sonia Moreira Coutinho (DLA)

Ana Angélica Vergne (DLA (aposentada)/UEFS)

Eliana Carlota Mota – Técnica Administrativa -  PROEX/UEFS

 

 

 

Projetos de Pesquisa em andamento:

 

ü Modalidades do saber/poder em práticas de leitura

Coordenador/a (Departamento de Letras e Artes): Carla Luzia Carneiro Borges (UEFS)

Vice-Coordenador/a (Departamento de Educação): Rita de Cassia Brêda Mascarenhas Lima(UEFS)

 

Projetos de Extensão em andamento:

 

ü Leitura Itinerante – uma alternativa de mobilização de leitores

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Helena da Rocha Besnosik – DEDU

ü  Clube de Leitura – Desiguais

 

Coordenadora: Profa Dra. Rita de Cassia Brêda Mascarenhas Lima

 

ü  Sussurradores de Poesia

 

Coordenadora: Profa Dra. Rita de Cassia Brêda Mascarenhas Lima

 

10-       Núcleo de Investigações Transdisciplinares (NIT)

O NIT transita nas mais variadas temáticas que compõem a diversidade dos saberes e sabedorias das culturas humanas entre os campos da Ciência, da Arte, da Filosofia e das Tradições Culturais/Espirituais. O grupo busca caminhos pluralistas que proporcionem a revitalização da relação de implicação entre o teórico e o vivencial, desenvolvendo atividades de Ensino, Extensão e Pesquisa, dentro e fora da UEFS, na perspectiva de contribuir com a qualificação de nossas posturas e práticas epistemológicas, pedagógicas, (co)existenciais e de inserção na sociedade fundamentadas na abordagem transdisciplinar.

 

O Núcleo tem como objetivo proporcionar investigações teóricas, empíricas e teórico-vivenciais que impliquem na busca de nosso ser-sendo-com, em sua complexidade in-tensiva, e que possibilitem uma práxis transdisciplinar da cultura, da educação e de nossas relações com o ecossistema, fundamentadas na Ciência, na Filosofia, na Arte e nas Tradições culturais/espirituais. Assim, procura incrementar processos de investigação através de pesquisas qualitativas acerca de temáticas relevantes para a sociedade/humanidade e ações de extensão que venham a contribuir no cuidado com os valores humanos primordiais.

 

Coordenação: Prof. Dr. Miguel Almir Lima de Araújo (PPGE) - malmir2@gmail.com 

Projetos de Pesquisa em andamento:

 

- COEXISTÊNCIA ENTRE CULTURA/S E EDUCAÇÃO: as intensidades dos repertórios simbólicos e polifônicos da/s Cultura/s no cotidiano das ações de educa.

 

11-       Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Professor (NUFOP)

 

O núcleo tem como objetivo fundamental atualizar e aprofundar conhecimentos teórico-práticos que contemplem os diferentes ângulos da formação do profissional da educação, sedimentando linhas de pesquisa e a indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão.

 

Coordenação: Profa. Dra. Solange Mary Moreira Santos

 

Projetos de Pesquisa em andamento:

 

- Ações de Formação Docente e o Uso das Tecnologias;

- Concepções e Características da Gestão Escolar nos Municípios de  Território do Portal do Sertão

 

 

12-      RIZOMA

 

O grupo de pesquisa RIZOMA tem como foco de interesse os estudos de currículo que englobam temas como: educação ambiental; relações étnico-raciais e divulgação científica. As ações executadas por estudantes de graduação, de pós-graduação e pesquisadorxs de diferentes áreas do conhecimento (biologia, pedagogia, química, matemática, filosofia) envolvem a tríade da pesquisa, ensino e extensão. A produção acumulada pelo grupo é disseminada em apresentação de trabalhos em eventos, publicações de artigos e livros, além da participação dxs integrantes do grupo, proferindo palestras e ministrando cursos para a formação continuada de professorxs da educação básica, fortalecendo a relação universidade-escola. Desde o início de sua criação, o RIZOMA tem recebido apoio financeiro das agências de fomento: CNPq, CAPES e FAPESB.

Reuniões quinzenais às quintas-feiras, às 14 horas, na sala do Prodocência, no prédio da Pós-graduação em Educação

 

Coordenação: Marco Antonio Leandro Barzano (PPGE) - marco.barzano@gmail.com 

 

Projetos em andamento:

Investigação Colaborativa sobre Materiais Curriculares Educativos para as Relações Étnico-Raciais baseados na história do racismo científico.

Apoio: CNPq

 

 

13-    Trajetórias, Cultura e Educação (TRACE) 

 

 

O grupo de pesquisa Trajetórias, Cultura e Educação (TRACE) nasceu em março de 2013, da confluência de interesses de pesquisadores ligados ao Departamento de Educação da UEFS em torno de reflexões e ações sobre os possíveis diálogos entre juventude, cultura, mídia, imagem e educação. TRACE reúne um grupo de professores e pós-graduandos que integram diferentes campos do conhecimento, tais como educação, sociologia, arte-educação e psicologia, de maneira interdisciplinar. Os pesquisadores vêm buscando traçar caminhos de pesquisa por entre educação e trajetórias de vida, priorizando as culturas juvenis na sua relação com os espaços formais e não formais de educação, e em suas expressões artístico-culturais, políticas e sociais.

 

TRACE está estruturado em torno de duas linhas de pesquisa, que aglutinam de forma integrada os diferentes interesses de investigação de seus pesquisadores:

 

-  Juventudes, educação e práticas culturais

Tem como objetivo compreender as culturas juvenis contemporâneas em suas expressões artísticas, políticas e sociais, nas dimensões éticas, estéticas e formativas, em espaços formais e não-formais de educação.

professores: Denise Helena Laranjeira; Ivan Faria; Mirela Iriart

- Currículos, culturas e invenções artísticas

Tem como objetivo ampliar e intensificar entendimentos para currículos e culturas em suas dimensões cognitivas, afetivas e expressivas, através de invenções artísticas, que podem funcionar politicamente como intervenções.

 

 Pesquisadores(as):

Denise Helena Pereira Laranjeira (PPGE) - denise.laranjeira@gmail.com 

Elenise Cristina Pires de Andrade (PPGE) - elenise@uefs.br 

Mirela Iriart (Coordenação) – (PPGE) - mifis36@gmail.com 

Ivan Faria (PPGE) - : ivanxfaria@gmail.com

 

websitehttp://grupotrace.wixsite.com/grupotrace

Sala 14 do prédio da Pós-graduação em Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

Recomendar esta página via e-mail: